A jornada do herói

Padrão

Ao ler uma das definições de Pathwork, “uma jornada das regiões conhecidas para as desconhecidas da alma, semelhantes às narradas por contos de fada…”, percebo o quanto estamos definitivamente ligados à “jornada do herói”. O termo refere-se ao conceito de jornada cíclica, existente nos mitos, e foi popularizado pelo antropólogo Joseph Campbell, quando da publicação de seu Herói de Mil Faces, em 1949. Também conhecida como monomito, alguns estudiosos explicam sua influência maciça, pelo fato desta idéia em Campbell representar uma mescla entre os conceitos junguianos de arquétipos, forças inconscientes, tais quais as definidas por Freud, e ritos de passagem, como os pesquisados pelo antropólogo Arnold van Gennep.

O fato é que a jornada humana e a jornada do herói se confundem. Conscientemente ou não, também abandonamos nosso “mundo familiar” em busca de uma vida mais rica. Tesouros ou ilusões podem nos guiar. Durante a busca, ora quereremos desistir da jornada, ora seremos guiados a ela, seja pelos nossos corações ou, forçosamente, pelo destino. Ao longo do caminho nos deparamos com monstros diversos, temos que enfrentar nossos próprios demônios e limitações, testarmos nossa coragem, para finalmente, despidos de enganos e ilusões, nos tornarmos merecedores do tesouro que buscamos.

Tememos esta jornada, mas algo em nós a ama muito. É o aventureiro latente, que sabe que a aventura representa vida. É por isso que ela é constantemente celebrada desde os mitos gregos até os dias atuais, através dos heróis modernos descritos em livros ou em filmes. O herói em nós deseja essa empreitada. Sonha com esses desafios. Embora, tal como o jovem inexperiente dos mitos ou contos de fadas, não saiba direito o que a aventura de fato representa, até iniciá-la.

Jossânia Veloso

Anúncios

Escreva seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s