Atitudes e Palavras

Padrão

ATITUDES E PALAVRAS

As atitudes são um conjunto de atos que tem um forte poder de influencia dos padrões definidos e antigos sobre aqueles novos seres em processo de aprendizagem na vida. Podem formar adequadamente ou podem fazer um estrago se forem equivocadas. Por vezes o som dos atos é tão forte e intenso que abafa e anula o que se diz. As palavras só tem força se acompanhadas de ações. Nas queixas, tanto dos pais quanto dos filhos, há sempre a velha frase:” fala, mas não muda”. É de grande importância transformarmos nossas palavras e as atitudes de forma a torná-las construtivas.
Palavras e atos tem poder. Eles podem elevar ou destruir indivíduos. Conquistar algo através das atitudes e receber retornos de elevação e valorização contribuem para o bom desenvolvimento. A repetição de comportamentos chamados ”maus” e palavras constantes sem ação, dificultam mudanças. Tratando-se da relação entre pais e filhos é fundamental que isto seja levado em consideração. Pais que dizem uma coisa e fazem outra não merecerão o devido respeito dos filhos. Esta relação será desacreditada e desmerecida. Os filhos se espelham nos pais, o que muitas vezes os pais vêem e não gostam nos filhos nada mais são que o reflexo do que estão vivenciando da relação dentro de casa. Sempre algo ou alguém no sistema familiar levantará ou mostrará a disfunção. A família é um conjunto de pessoas interligadas onde pai e mãe tem papéis de destaque. Cabe aos pais o comando, determinação de funções, papéis, regras, cuidados, proteção, educação etc..
Todos dependem da organização e bom funcionamento, para que se tenha um bom resultado, bem estar e equilíbrio. A convivência saudável, harmoniosa, onde todos tenham espaços para expressão o resultado será positivo.
A verdade estampada no rosto e nos olhos dos pais terá como retorno dos filhos a sinceridade de atitudes. Todo ser humano precisa se sentir pertencente a algo ou algum contexto, senão serão “adotados” e influenciado pelo mundo, com seus perigos, drogas, alcoolismo e comportamentos desregrados que levam a auto-destruição.
Importante saber, que filhos que apresentam ”problemas” de comportamento social, familiar ou escolar, podem estar levantando questões a serem trabalhadas e que precisam de muito cuidado e atenção.Observação, dialogo, carinho, toques amorosos, muito compreensão e uma noção das necessidades reais dos filhos, levam a relações mais solidas e respeitosas entre pais e filhos. Filhos amados serão pessoas bem resolvidas e muito mais confiantes.
Que todos os seres sejam felizes!

Tereza Valler

Anúncios

»

  1. Teresa,
    Adorei o seus artigos, a forma como vc escreveu. E sempre bom ler e rever valores e comportamentos.
    Grata!

Escreva seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s