Um elogio à atenção

Padrão

Um ser humano atento abre-se para o convite do momento favorável, justamente deixando de ser o “objeto” do tempo, pois simplesmente compreende que é preciso aprofundar a visão para alcançar as belas árvores que respiram contemplativas dentro dos muros das casas.

Mas há várias maneiras de prestar atenção porque nesse exercício reside o caminho de retorno: ela, a atenção, faz-nos voltar desse exílio chamado distração do Ser que somos e, em consequência, de nossa capacidade de adentrar o invisível, pois o olhar desatento deixa de apreender o intercâmbio sutil entre esses dois campos – o visível e o invisível, tornando-nos estranhos aos campos de presenças…

A atenção enlaça o momento em que a mente e o coração podem estar juntos, à medida que se trata de manter, no mesmo movimento, a abertura aos outros, além do si-mesmo, quase uma dança.

Trata-se de uma visão redutora aquela que não considera a diversidade, as diferentes opiniões, os diferentes caminhos e movimentos, pois é próprio ao Uno florescer no múltiplo.

Logo, um olhar atento não se confina em uma única inspiração, porquanto sabe que todos podem usufruir o direito de ser sensível à sua maneira, de conhecer/experimentar segundo sua profundidade e grau de entendimento.

“Redire ad cor” (“retorna a teu coração”) é um exercício de atenção, implicado com a gradativa organização dos pensamentos dispersivos ou confusos, cujos conteúdos se dirigem, quase sempre, ao que é acidental, segundo uma vida suportada.

Com efeito, uma mente cindida do coração é ignorante do fato de que é a alma que envolve  o corpo, sendo ela o Navegador, apto a guiar a bússola para  uma vida escolhida

Tornamo-nos o que olhamos e agir não é apenas ocupação, mas, sobretudo, contemplação, segundo as alegrias de nosso olhar que se inclina, ou se estende,  para evoluir na plenitude do instante, reencontrando, assim, o sentido da vida, revelado, muitas vezes, na simplicidade transformadora do cotidiano.

Eugênia Pickina

Anúncios

Escreva seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s