Não saber: um convite para a aventura evolutiva

Padrão

A união entre as pessoas não se faz apenas a partir do que se conhece. Mais do que nossos saberes, podemos comungar a nossa ignorância, pois, desse modo, podemos nos auxiliar uns aos outros a melhor nos conhecermos.

E a consideração sobre o  saber não saber, a douta ignorância, pode criar vínculos de escuta, pode dissipar o véu das supostas certezas, pondo a perigo os proprietários das verdades, sempre fechados ao novo e à existência da diversidade.

O momento que atravessamos pede uma atitude que resista ao  preconceito em relação ao diferente, ao desconhecido, pois há sempre maneiras estrangeiras de aprender, desgarradas dos nossos usuais registros, convenientemente acolhidos e encolhidos pela rotina das horas e das velhas crenças…

Além disso, o compartilhar do não-saber tem a virtude de abrir as janelas das nossas visões para horizontes existenciais distintos, tornando-nos pessoas-pontes, as quais se permitem a emergência de novos conhecimentos e práticas para um existir renovado.

Trata-se tanto de facilitar a abertura para o diverso, como se permitir a travessia do conhecido e testado em direção ao desconhecido e não-experimentado, porquanto essa atitude colabora com a emergência de desafios e novidades que podem evitar, principalmente, a estagnação evolutiva.

O compartilhar do não-saber traduz, em si mesmo, uma alternativa para o não esclerosar, à medida que põe em prática o resgate da vastidão da alma.

Ora, a vastidão da alma é mantida, principalmente, por saberes conquistados e pelo não saber. Mas, este último, um convite para a aventura evolutiva, depende de um sujeito que reconheça humildemente que ninguém aprende sozinho, pois o aprendizado qualitativo (que transcende as regras do paradigma cartesiano)  é conduzido pela arte do encontro

Eugênia Pickina – Palavra Terra

 

Anúncios

Escreva seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s