A FAMILIA ESTÁ FALIDA??

Padrão

A Família depende das bases, fronteiras e outros quesitos necessários, onde ela esteja bem estruturada e sustentada. São as bases familiares que mantém essa estrutura tão importante e sagrada. A família falida é aquela que vive fora de uma realidade, que tem medo de enfrentar as dificuldades, tem segredos velados, não admite o desenvolvimento normal dos filhos: não permite que eles passem pelas dores, pelos amores e as frustrações ante as desilusões inerentes a vida. Famílias em  que nada acreditam.

É falida quando os pais fingem felicidade brincando de “família feliz”, desrespeitando seu núcleo ao ocultar os resultados negativos, desmerecendo desta forma a sensibilidade e observação dos filhos. Quando não permitem aos filhos viverem a verdade e mostrar essa verdade nos olhos. Quando as fronteiras rígidas impedem o contato com o mundo ou no outro extremo, as permissivas em excesso, desequilibram a liberdade real tornando-a libertinagem.

É falida quando o “diálogo” é feito com coação, chantagem, mascarando a falta de respeito. Quando os pais são repressores, chatos, que estão sempre dando suas opiniões sem serem solicitados, como se fossem donos da verdade. Pais competidores, que não admitem o período de crescimento dos filhos e começam e se igualar…um exemplo? Mães que se vestem como as filhas tentando roubar a cena, falam gírias descabidas, se intrometem e invadem as conversas dos jovens, achando que estão agradando. Pais que não admitem que os filhos despertem na sexualidade e vivam suas experiências nas etapas permitidas.

É falida quando induz os meninos precocemente a prática sexual, violentando-os motivados pelo medo que o filho seja homossexual. Pela superproteção, falta de atenção, ausência. Quando não tem tempo para escutar, para tocar, para compreender, acariciar ou simplesmente abraçar em silencio, dizendo estou aqui.  Não é efetivo também estar o tempo todo ao lado, se a presença é vazia e ausente, ansiosa e descontente.

Educar com culpa, com medos, proibindo que os filhos possam despertar e apontar os “defeitos” faz as famílias mudas e dissimuladas..Famílias críticas, que falam banalidades, sarcásticas, ferindo sentimentos sem o menor respeito ensinam da pior forma possível fazem desses filhos pessoas indesejáveis no social. Pais que tornam seus filhos escravos dos seus sonhos não realizados, impedindo que vivam suas próprias historias.

Família falida é principalmente a que não permite que cada um, individualmente se expresse como se sente, que não permite a linguagem dos sentimentos. E quando alguém consegue se expressar é considerado “o problemático”. Uma maior conscientização mesmo que sofrida é melhor antes que depois, para que não se torne realmente falida. Onde há o amor, a linguagem do coração, da espiritualidade, da ternura do afeto, tudo se torna passível de mudança. As ajudas estão aí e por aí, para quem quiser usá-las.

Que todos os seres sejam felizes e estejam em paz!!

Tereza Valler

Anúncios

»

  1. Palavras sábias. Palavras que devem ser lidas e relidas por cada ” adulto ” para não serem responsáveis pela perpetuação de seres humanos ” falidos “.
    Quantos ” problemáticos ” vagam pelo mundo buscando os próprios caminhos porque não houve uma mão sábia para ensinar-lhes a caminhar?
    Conheço uma criança que vem atravessando uma fase muito dificil devido a atritos familiares. Mostrei-lhe a foto e perguntei o que ela pensava desta foto e ela me respondeu: – É, e depois de discutirem eles dormem e a criança não consegue mais dormir!
    Vou imprimir e repassar a seus pais.
    Parabens pelo artigo.

    • Olá Rosana!!
      Que bom ter lindos comentários como o seu. As crianças sofrem dores e precisam
      serem socorridas através da concientização dos pais. Mãos abençoadas as que conduzem amor não é mesmo?
      Esteja sempre aqui conectada ao nosso coração!
      Abraço terno na sua alma
      Tereza

  2. Parabéns!! Texto forte e verdadeiro. Ilustração instigante e perfeita para a ocasião. TODOS deveriam fazer essa leitura. Recomendarei aos meus!! Sempre passarei por aqui…Um abraço, Clície.

    • Olá Clicie!!
      Obrigada por estar aqui…
      O caminho do amor exige muitas vezes contundência
      e um chocoalhar e isso só acontece na verdade..
      Sim passe sim!Será e é sempre bem vinda querida e
      quanto mais gente lendo o blog melhor!
      TODOS ganharemos fôrça!!
      Abraços com carinho e vida feliz a você!!
      Com carinho
      Tereza

Escreva seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s