A função dos sonhos

Padrão

20120809-224840.jpg

Sonhar faz parte da existência humana. E os sonhos são importantes para o projeto do cuidado de si e da contínua autocriação, ou seja, do processo de individuação.
No meu modo de ver, os sonhos têm um aspecto dimensional incomum: situam-se entre a terceira e a quarta dimensão. Posso explicar melhor: para muitas culturas, os sonhos estão além dos limites do espaço e do tempo. Por meio deles, podemos nos colocar em contato com conteúdos de outras eras, vidas passadas, contextos ligados ao devir e ao desconhecido e, por isso, os sonhos compõem um tipo de material referencial que tanto favorece o conhecer a si mesmo como carrega pistas sobre o (nosso) vir-a-ser.O sonho é uma vivência que ocorre durante o sono, da qual podemos recordar razoavelmente no estado desperto. Pode revelar algo sobre uma situação particular e que incita múltiplas conexões emocionais, cognitivas e, por isso, acaba por estimular mudanças e desenvolvimento.
Sonhar é assim um processo criativo. Detlev Uslar considera o seguinte: “o sonho como sonho, enquanto é sonhado, é mundo e não apenas um mundo entre outros mundos (…), e sim, o mundo”.
Em consequência, o sonho é o único mundo que é criado apenas por nós mesmos.
E em benefício de uma vida com significado, podemos relacionar o trabalho com o sonhos com o “conheça-te a ti mesmo”, que sustenta o cuidado de si – este cuidar-se implica reconhecer-se e que é necessariamente diferente de condenar-se.
Amiúde os sonhos desvelam como somos e não apenas como gostaríamos de ser. Contudo, eles nos ajudam porque expressam emoções e temas com as quais devemos estabelecer contato para que a vida se torne mais autêntica e portadora de sentido.
Em razão das necessidades do processo de individuação, os sonhos desafiam o sonhador ou a sonhadora com aspectos negligenciados da própria personalidade, mas que precisam ser vistos, assimilados e vividos para que haja um bom equilíbrio.
Ademais, os sonhos são às vezes numinosos, indicadores de caminho na procura por um sentido maior; podem inspirar novas atitudes e objetivos perante a existência, ensinando-nos que não há apenas uma possibilidade, mas sim diversas possibilidades.
Terapeutas antigos consideravam a importância dos sonhos e alguns orientavam determinados rituais para uma boa noite de sono para que os sonhos pudessem “ser sonhados”.
Mas mesmo no nosso tempo árido de hábitos de “vida interior”, algo pode ser feito: o exame de consciência, que ocorre à noite, é especialmente importante, pois ele “purifica” a alma para um sono tranquilo. Desse modo, o sonhador ou a sonhadora se torna mais disponível para as mensagens oriundas de suas própria profundezas e não compreendidas tão facilmente quando no estado desperto.
Segundo Jung, o sonho por ter efeito curativo e criar estímulos para o desenvolvimento, produz efeitos, e sua função precípua é fazer fluir a vida, à medida que os sonhos sempre desvelam a verdade sobre a alma.
Não é possível não sonharmos, porém podemos decidir nos interessar por nossos sonhos a fim de que consigamos entender melhor nosso mundo interior para que sejamos capazes de cuidado de si e do cuidado com os outros – o que une a arte viver com a arte de conviver – o fluxo do “eu para nós”.

Eugênia Pickina

Anúncios

Sobre Eugênia Pickina

Este blog surgiu de uma necessidade criativa, muito ligada ao desejo de partilhar experiências e perguntas, mas algo independente de prazos ou de Krónos. Pertenci, anos atrás, ao mundo acadêmico (professora de Filosofia do Direito). Mas um dia fui capturada pela terapia floral e hoje procuro me dedicar às práticas de educadora e jardinista (gosto de sugerir essências para crianças, mães/pais, e mesmo todo ser humano que precise de cuidados florais... Atendo também projetos sociais implicados com crianças e famílias disfuncionais/em risco. Para finalizar, porque senão isso fica muito longo, adoro literatura e fotografia e tudo que nos impulsione a viver vivos, levando a sério o fato de estarmos aqui para "mais um dia de colégio"...

Escreva seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s