Dia da Criança e consumo consciente

Padrão

20121011-162958.jpg

Em datas especiais, como Dia das Crianças, os pais procuram satisfazer as demandas de seus filhos – pequenos consumidores cada vez mais exigentes.
E o mercado de consumo entendeu que a data é extremamente lucrativa e transformou o 12 de Outubro no melhor evento para vender antes do Natal.
Sim. É importante valorar o dia (ou a semana) da criança como tempo de brincadeiras e convivência, e despojada da conotação comercial da data.Como o mercado de produtos infantis não pára de crescer, a publicidade infantil, insistente e manipuladora, ganha mais e mais espaço porque a presença da televisão no cotidiano das crianças é muito marcante.
Bombardeadas pela oferta de produtos nos intervalos comerciais dos seus programas preferidos, os pequenos consumidores passam a orientar as compras da família – e não apenas em datas especiais!
Obviamente os estrategistas da publicidade infantil entenderam que inculcar na cabeça das crianças o consumismo relativo à data, além de resultados imediatos, garantirá, no futuro, a “tipologia” de adultos apegados ao consumo. Este é o ponto principal.
O Instituto Alana, que luta contra a publicidade infantil irregular no Brasil, tem realizado trabalho fecundo na área e denunciado diversos abusos contra as crianças.
E para o Dia das Crianças, o Instituto estimula em diversos locais do país feiras de trocas de brinquedos – Trocar é mais divertido que comprar! Desse modo, as crianças se reúnem para trocar brinquedos! Nestas trocas, aqueles brinquedos que não mais agradam uma criança, despertam em outra curiosidade e motivação – e a troca cercada por muita diversão.
Mas há ainda muitos que são estimulados pelos apelos das compras. Sejam, então, conscientes ou comprem algo apenas simbólico, pois a criança, por incrível que pareça, em muitas situações, valoriza brinquedos mais simples, mais singelos, e não necessariamente os mais caros.
Finalmente, uma sugestão aos pais: conversar abertamente com os filhos sobre o que podem ou não comprar e o porquê da decisão, permitindo o diálogo, é uma maneira de educá-los e prepará-los para fazerem ao longo da vida suas próprias escolhas. Além disso, os “combinados”, na maioria das vezes, facilitam o processo de entendimento, o que promove o aprendizado da aceitação por parte dos pequenos…
É preciso alterar a pegada e reavivar um modelo do Dia da Criança despido do consumismo exagerado. Podemos ensinar às crianças que o presente é só um detalhe… O principal significado da data é acentuar que ser criança e brincar são dádivas que devem ser vividas a todo instante. E a convivência familiar, e que inclui atividades comprometidas com os pequenos, como cozinhar o jantar, ler livros, contar estórias, ouvir música, brincar de bola na grama e tantas outras coisas, também pode ser algo criativo e muito divertido…

Saudações e carinhos!
Eugênia Pickina

Anúncios

Sobre Eugênia Pickina

Este blog surgiu de uma necessidade criativa, muito ligada ao desejo de partilhar experiências e perguntas, mas algo independente de prazos ou de Krónos. Pertenci, anos atrás, ao mundo acadêmico (professora de Filosofia do Direito). Mas um dia fui capturada pela terapia floral e hoje procuro me dedicar às práticas de educadora e jardinista (gosto de sugerir essências para crianças, mães/pais, e mesmo todo ser humano que precise de cuidados florais... Atendo também projetos sociais implicados com crianças e famílias disfuncionais/em risco. Para finalizar, porque senão isso fica muito longo, adoro literatura e fotografia e tudo que nos impulsione a viver vivos, levando a sério o fato de estarmos aqui para "mais um dia de colégio"...

Escreva seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s