Epifania – Adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus

Padrão

20130105-150224.jpg

6 de janeiro é a Epifania, Adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus e dentro da oitava do Natal.
O que movia o fundo da alma dos Reis Magos? Prestar culto de adoração Àquele que acabara de nascer. E aos Reis Magos, Jesus os chamou por meio da estrela.
Eram Magos, isto é, astrólogos e não feiticeiros. Naquele tempo a palavra mago tinha esse sentido, confundindo-se também com os termos sábio e filósofo. Eles prescrutavam o firmamento e sentiram-se chocados com a presença de um novo astro e cada um deles, deixando suas terras depois de consultar seus pergaminhos e papiros cheios de palavras mágicas e fórmulas secretas, teve a revelação de que havia nascido o novo Rei de Judá e, que ele, como soberano, deveria, também, prestar seu preito ao menino que seria o monarca de todos os povos, embora o seu Reino não fosse deste mundo.A respeito deles, infelizmente, hoje em dia pouca gente sabe.
Vinham eles do Oriente, e Baltazar, o Rei Mago negro, talvez viesse de Sabá – terra misteriosa que seria o Sul da Península Arábica ou, como querem os etíopes, a Abissínia. Contudo, os três – Gaspar, Baltazar e Melquior – simbolizavam também as três etnias bíblicas, ou seja, os semitas, jafetitas e camitas. Na verdade, os Reis Magos são os nobres representantes de uma homenagem de todos os seres humanos da Terra ao Rei dos reis.
Acorramos, portanto, mais uma vez ao santo Presépio, em companhia dos Reis Magos, e ofereçamos também a Jesus Menino, pelas mãos maternais de Maria Santíssima, o ouro do nosso amor, o incenso de nossas preces e a mirra de nossas paciências.
Entrando na casa acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dEle, o adoraram. Depois, abriram seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2,11).

Saudações e cariños!
Eugênia Pickina

Anúncios

Sobre Eugênia Pickina

Este blog surgiu de uma necessidade criativa, muito ligada ao desejo de partilhar experiências e perguntas, mas algo independente de prazos ou de Krónos. Pertenci, anos atrás, ao mundo acadêmico (professora de Filosofia do Direito). Mas um dia fui capturada pela terapia floral e hoje procuro me dedicar às práticas de educadora e jardinista (gosto de sugerir essências para crianças, mães/pais, e mesmo todo ser humano que precise de cuidados florais... Atendo também projetos sociais implicados com crianças e famílias disfuncionais/em risco. Para finalizar, porque senão isso fica muito longo, adoro literatura e fotografia e tudo que nos impulsione a viver vivos, levando a sério o fato de estarmos aqui para "mais um dia de colégio"...

Escreva seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s