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Leitura psicológica
Este filme reflete a tendência comum do ser humano em tentar encobrir o mal, negando, escondendo, fugindo e ocultando-o como um segredo.No filme, a vila é uma tentativa de criação de um local, um mundo ou uma realidade sem maldade, sem distorções, onde somente o bem e a inocência tenham lugar, como um oásis no meio de um deserto, um lugar puro em meio à feiúra do mundo e da realidade humana.

Segundo Jung, tudo que negamos em nós, coisas boas e ruins, viram nossas sombras. Afirma também que é da natureza humana termos múltiplos aspectos polarizados e contrários. Tendemos em nosso dualismo negar o mal em vez de transformá-lo e integrá-lo. Desta forma, escondemos este nosso aspecto como um segredo que deve ser escondido a sete chaves, já que o tememos e sentimos dele vergonha.

Temos vergonha exatamente do que nos faz humanos. Ter o mal dentro de si não significa que tenhamos que atuá-lo ou usá-lo de forma destrutiva. Ao aceitar que isto é uma característica humana, podemos trazer às claras este aspecto, diminuir sua força e ter alguma escolha sobre ele. Aceitar sua existência sem negá-lo ou escondê-lo traz para nós força e coragem, escondê-lo gera medo e fraqueza.

Há linhas de psicoterapia que trabalham com estes aspectos sombrios quando necessitamos de ajuda externa. Mas procurar estar na verdade e termos a coragem de olhar e reconhecer nossas distorções sem culpa é algo que todos podemos fazer e é uma ação realista que nos fortalece.

Quantas pessoas, famílias, grupos, comunidades e sociedade são enfraquecidas pelos seus segredos. Os segredos geram pensamentos, mentiras, contaminam a confiança entre pessoas e a própria autoconfiança. Há um grande alívio quando nos liberamos do cárcere de nossos segredos e isto nos torna mais honrados .

A nossa honra está em sermos íntegros e verdadeiros, mesmo que falhos e humanos. Nossa honra não está na aparência e em nosso anseio de perfeição. No filme, um dos “anciãos” conclui: “perdi lá fora um familiar e aqui já perdi vários. Aprendi que o sofrimento faz parte da vida.”

Na “vila”, criaram uma realidade a parte, sustentada pelo terror e mentira com o intuito de encobrir a realidade comum e se afastar de uma sociedade violenta. Criaram uma comunidade “pura” e “inocente”, onde seus habitantes são humanos e imperfeitos, onde mais cedo ou mais tarde, o crime brota como uma realidade não transformada no coração e atos dos homens.

É mais fácil escravizarmo-nos do terror de um monstro externo que se perpetua na ignorância que enfrentar o “monstro” interno que poderia ser transformado. Ninguém precisa aceitar ou gostar da violência social e nem se adaptar a ela como algo desejável ou comum. Mas queiramos ou não a violência social é um reflexo de seus membros. A violência externa é o resultado da violência interna não transformada. Mas como transformar a violência interna sem aceitar sua existência como uma realidade humana? Como transformar a violência externa sem aceitá-la como fruto da “doença” individual de todos os seus membros e não de somente uma parte que tem que ser excluída, banida e castigada? Podemos até procurar proteção criando condomínios fechados, altos muros e fortalezas para nos afastarmos do fruto que nós mesmos ajudamos a criar. Mas levamos o inimigo dentro de nós para dentro da fortaleza, já que é parte de nossa natureza humana.

Como fortalecer o amor e a inocência em meio à mentira? Como preservar a inocência e proteção de nossos filhos sem ensiná-los a lidar com suas próprias destrutividades internas? Quanto tempo podemos afastá-los ou apartá-los do perigo, isolando-os da realidade humana à qual pertencem?

Por fim, o filme mostra uma saída no amor, que move montanhas, na cegueira que enxerga com os olhos da sabedoria dos sentimentos, e da coragem que se fortalece não no aparente bom senso, mas no ato humano de fazer o que tem que ser feito para preservar a vida digna sem medos.

Por Flávio Vervloet

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  1. Adorei essa relação que você estabelece, no que diz respeito a nossa condição humana acerca do medo, da insegurança. Levando-nos viver em nossas próprias prisões. Como, por exemplos, os condomínios, casas com muros altos e grades que tão bem ressaltou.

  2. Esse filme me faz lembrar o Mito da Caverna de Platão, também me faz pensar nos mitos e crenças familiares, que são formas de manutenção e proteção do sistema.

    • Oi Cláudia,
      Agradeço seu comentário e concordo com ele. De fato nossos mitos e crenças familiares e sociais nos mantem atados ao sistema e levamos eles para onde vamos. Temos que enfenta-los, conhece-los, questioná-los e refaze-los dentro de nós antes de tentarmos faze-lo fora de nós. Mesmo assim não sabemos o quanto teremos sucesso nesse empreendimento.
      Abçs,
      Flávio Vervloet

  3. Gostaria, ao contrario dos demais e por sinceridade, dizer que foi foi um tanto temerario em certas afirmaçoes, mesmo sendo elas citaçoes, afimaçoes retiradas de suas leituras e inferencias. Estou trabalhando numa analise desse filme, tenho 20 anos. A meu ver, vc deveria ponderar, assim como eu faço, evitando dizer que isso é isso e aquilo é aquilo, pois não ninguem possui a verdade. Você bem sabe disso, meu caro. Outra aspecto que notei, no tocante a linguagem, forma, foi que vc digitou: “Criaram uma comunidade ‘pura’ e ‘inocente’. Cá entre nós, o vocábulo “inocente” nao tem como, segundo o dicionario aurélio, como 4 acepção: “4. Singelo, cândido, puro.” ? Parabens!

    • Jeovan,
      Agradeço e aprecio sua sinceridade. Concordo com sua cautela em relação a reflexão sobre quaisquer assunto e o risco que isso pode trazer, no entanto apesar de parecer ou mesmo ser uma afirmação ou inferência, coloco somente como um ponto de vista.
      É apenas uma percepção pessoal, longe de ser a verdade sobre o assunto, penso que sobre este tema em especial e outros, existem muitos pontos de vista e gosto de pensar que todos alcançam uma parcela da verdade e que mesmo assim, ela vai mais além do que podemos compreender.
      Agradeço também a sua participação.
      Abraços,
      Flávio

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